13 de março de 2013

As ruas se misturaram em Palmas e isso precisa continuar

Uma semana após a morte de Chorão, por coincidência, aconteceu em Palmas-TO um evento com a cara da cultura representada pelo Charlie Brown JR: rock, rap e skate. O evento A RUA SE MISTURA fez com que a Praça do Bosque dos Pioneiros, que normalmente é quase deserta durante a semana, recebesse mais de 100 pessoas na noite desta quarta-feira mesmo após a chuva.

galera

O público, formado em sua maioria por jovens, matou a fome por um evento simples, realizado basicamente pela força de vontade que Ithalo da Silva (vocalista da banda Mata-Burro), loja Rasta Skate Shop e muitos amigos tiveram para fazer com que acontecesse.

Na programação, shows de bandas de rock, grupos de rap, batalhas de mcs, arte feita ao vivo pelo tatuador Darte, entre outras ações espontâneas do público como a prática de esportes radicais: skate, longboard, bicicleta e slackline. Com tudo isso, era quase impossível não se contagiar e sentir vontade de dar uma voltinha de skate, arriscar se equilibrar no slackline ou simplesmente conhecer gente nova, confraternizar e se divertir.

lá sustenidoE também foi espaço para que jovens empreendedores montassem suas barraquinhas e dessem as caras com seus trabalhos como a menina da Lá Sustenida que vende acessórios femininos delicados e estilosos, o punk Éfren Ramones com sua Savana de camisetas de rock, e a marca de camisetas 420 também com camisetas da cultura jovem. Embora sem expôr seus produtos, ainda estiveram presentes representantes de outras marcas conhecidas do público jovem palmense como a Serreal e a Metrô Urbano.

slackApesar de ter seu público bem definido, o evento também atraiu a curiosidade de algumas pessoas que saíam do trabalho e apareceu como uma opção bem família com crianças brincando acompanhadas dos pais. Com toda essa diversidade no público, o evento já provou sua importância e precisa continuar. A próxima edição já está confirmada para a quarta-feira, 20, na semana seguinte.

Não é todo dia que se reúnem tantas ideias boas e gente com vontade de fazer acontecer em Palmas. Um evento aberto como esse merece muitos incentivos e tem que acontecer em outros pontos da cidade (Taquaralto, Jardim Aureny, Vila União, Taquaruçu, etc…). Se não corre o risco de acontecer o mesmo que já houve com outros tantos eventos culturais não valorizados na capital, e que foi bem definido nas palavras da dançarina Meire Maria no excelente documentário sobre a identidade cultural de Palmas – Dando o Norte – : “Nunca deixam de ser eventos. E ventos…”.

Parabéns e muito obrigado a todos. Vamos levar mais gente para os próximos.

A juventude palmense de todas as regiões é muito melhor do que o álcool ou o crack.

Fotos retiradas do álbum do evento na página da Rasta Skate Shop.

3 comentários:

Remo disse...

ta de parabéns quem organizou e quem compareceu, iniciativas como essas tem que ser sempre louvadas

Unknown disse...

Salve, salve, a iniciativa em grupo, de preferência grupos com a consciencia de promover eventos como estes em prol da socidade de modo geral.

indiembas disse...

Achei super da hora a iniciativa, parabéns aos idealizadores!!!